A cidade de Itapema tem cerca de 68 mil habitantes, e houve uma grande valorização imobiliária nestes últimos anos, o mês de dezembro iniciou com uma valorização ainda maior dos imóveis em Itapema. Segundo o índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgado no dia 02/12/2021, o valor do metro quadrado dos apartamentos para venda na cidade chegou a R $8.743, ultrapassando cidades como Brasília e novamente ficando com um valor muito próximo ao de Balneário Camboriú.
Ao analisar o ranking de cidades, Balneário Camboriú é a cidade de Santa Catarina mais cara para se viver. Sendo seguida por: Itapema e Florianópolis R $8.450, Itajaí E $7.822, Joinville R $5.290, São José R $4.946 e Blumenau R$ 4.580.
A cidade de Itapema teve uma valorização imobiliária em 2021 de 22%. Foi a cidade brasileira que teve a maior valorização imobiliária nos últimos 12 meses, com o valor do metro quadrado crescendo em 23,45%.
O mercado imobiliário estava sentindo essa valorização em anos anteriores, juntamente com outros fatores que foram essenciais para este cenário positivo ao setor.
Mesmo com a pandemia, o mercado relacionado a compra de casas e apartamentos está aquecido, entre os fatores que contribuíram ainda mais para essa valorização estão: a taxa Selic no menor patamar da história, a alta do dólar, o crescimento da construção civil na cidade, a escassez de terrenos na cidade vizinha de Balneário Camboriú e da edição de legislações mais permissivas, como a outorga onerosa para as construtoras.
Recentemente, a cidade de Itapema passou a integrar a lista dos residenciais mais altos do país, com alguns dos projetos ultrapassando os 200 metros de altura. Fatores que aliados às belezas naturais, localização estratégica de Itapema e qualidade de vida, também proporcionam a valorização.
Por que investir em casas ou apartamentos em Itapema?
Citaremos aqui 7 tópicos que podem te ajudar na decisão em relação a investir no mercado imobiliário em Itapema:
1. Qualidade de vida
Itapema possui uma ótima qualidade de vida, trazendo um aglomerado de pontos positivos, como alto índice em educação, assistência à saúde e renda, e alto nível de segurança.
2. Valorização imobiliária
Uma grande valorização do metro quadrado de apartamentos e casas residenciais vem acontecendo na cidade, o que coloca Itapema em sexto lugar no ranking brasileiro.
3. Localização estratégica
Fica localizada no litoral catarinense, em um ponto bastante estratégico da região. Bem próximo às cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú, cidades que possuem forte apelo turístico e grande desenvolvimento econômico.
4. Economia e cultura
A cidade conta com uma excelente infraestrutura, o que acaba impulsionando a economia que se baseia no turismo, mas também se mantém fora dele, tendo como destaque os setores da construção civil e o mercado imobiliário.
5. Infraestrutura das praias
As praias são todas equipadas com chuveiros, banheiros públicos, sinalização, iluminação, policiamento e calçadão à beira mar. Este último passou por melhorias ainda em 2018, quando recebeu o aumento de 750 metros da sua largura para oferecer ainda mais espaço para a população e para a prática de atividades físicas na orla de Itapema.
6. Pontos turísticos
Além das renomadas praias como: Meia Praia e Praia Central, a cidade de Itapema também possui vários outros pontos turísticos como: a Ponte dos Suspiros, o Mirante do Encanto e o Parque das Capivaras entre outros.
7. Construções em relação à praia
As construtoras passaram a ter como referencial o chamado “cone de sombra” em que a altura do prédio é calculada pelos ângulos do sol em relação ao mar e a construção só é liberada pela prefeitura depois de comprovado que o prédio não fará sombra na areia.
Conclusão
Aqui na Mercatto Imóveis temos as melhores opções de apartamentos de luxo em Itapema. Conte com a gente para te ajudar a comprar o seu imóvel dos sonhos.
- Próximo Artigo Nova orla de Itapema!